quinta-feira, 14 de abril de 2011

o terceiro volume esta a caminho.

Prezados seguidores do blog e frequentadores das aulas,numa conversa com o Rabino autor dos livros de leis para Bnei Noah- Rav Moshe Weiner,ele me disse que ja esta em ultima revisao o texto do ultimo livro que fala da obrigação da sociedade de estabelecer tribunias de justiça.
Ele confirmou a visão que adotamos nas aulas em que os tribunais existentes isentam os pequenos grupos de Bnei Noah de alguns de seus deveres que derivam desta lei.
  Espero ouvir noticias de encontros na minha ausencia.

Na semana que vem ha dias especiais para todo o universo pois marcam a queda do regime perverso e idolatra do imperio Egipcio ha mais de 3000 anos atras.
 Quenm acredita que tudo que acontece faz parte de um progresso dirigido por D-us sabe que acontecimentos marcantes preparam o mundo para funcionar da maneira ideal - isso sera completo com a vinda de Messias junto com a realização das profecias boas que ainda nao vimos acontecer.
   Neste espirito lhes desejo que possam refletir e sentir a energia destes dias chamados na Torah de "pessach"
com toda a alegria e esperança para a redenção final.
       R.S.

 

domingo, 6 de março de 2011

Reflexão sobre o valor da Escolha.

BH
           "Devemos educar nossos filhos nao somente a optar em fazer sempre a coisa correta,tambem e necessario educar a ter coragem e forca interna de realizar escolhas sempre que possivel.Isto é,nao esquivar de escolher deixandoas coisas como estao na espera que "alguem" faça a decisção por nos"("Korot-Bateinu"por Rachel Arbos-Jerusalem).

Isso me ajudou a selecionar os diferentes tipos de escolhas que uma pessoa pode fazer.Ao dizer "tipos" quero dizer,niveis de coragem e dedicação,niveis do estimado valor espiritual de uma escolha feita pelo homem na terra.

Um animal não faz nada por escolha.sua natureza não da margem para agir diferente dela.
Um ser-humano que nao esta informado do significado de seus atos não pode ser cobrado por nao considerar a informação (que desconhece).
Existem escolhas gerais,escolhas que incluem varias atitudes.Existem tambem escolhas que decidem somente um unico momento.
Como meu foco e a Fe judaica e suas derivações praticas,irei descrever alguns axemplos neste sentido.

Um gentio pode 
1). ignorar a busca por uma fe consistente,
2). buscar ela dentro de sua capacidade,
3). se ele encontrar com ajuda de D-us a sugestão judaica para as naçoes(7 leis de Noé e seus derivados morais),podera assumir esta maneira da fe ou ignorar ela.
4). tornar-se Judeu atravez de uma conversão valida (assumindo sinceramente o compromisso com todas as 613 leis e derivados).

Um judeu pode:
1). Buscar o conhecimento  de sua fe ou ignorar-no.
2). apos saber as leis etc. podera comprir seu dever ou não.
3). ao cumprir podera ele fazer isso com dedicação maxima,mediana ou somente para nao obter sofrimento de sua consciencia ou puniçoes da mao de D-us.

Observa-se aqui decisoes gerais com a coversão ou o estudo que geram uma grande gama de novas escolhas.Existe tambem uma decisão momentanea se fazer algo egocentrico ou não.

Acho eu,que muitas vezes ao optar pelo erro (erro sabido e proposital)a pessoa 
esta dizendo que gostaria de nao ter escolha sobre isso.Afinal ninguem quer sentir uma culpa,e seria muito melhor nao ter opção e que o ato nunca seja culposo pois não foi o ser que o escolheu assim como não escolheu nascer neste mundo.

Pelo contrario,quando alguem supera uma fraqueza e opta com esforço em fazer a coisa certa(nem que seja "certa"por equivoco)ele esta feliz com sua escolha e agradece merecer o "livre-harbitrio" que valoriza suas escolhas.

Quando D-us diz na Torah "faça assim" ou "não faça aquilo" ele esta dizendo:"se eu fosse tu eu teria optado por tal caminho".Encontra-se a pessoa 
que cumpre a vontade de D-us (salvo no caso da conviccão equivocada)mostrando que o seu valor principal perante si mesmo 1* e o fato dele nunca deixar de ser uma faceta de D-us unico,uma parte que nunca separou se sua origem.tanto é que na hora do teste ele ignora  suas inclinações 
para a fraqueza natural da "criatura" que ele aparece ser e opta por fazer aquilo que D-us (do qual ele nunca separou-se mais de que na aparencia externa da realidade),aquilo que D-us faria.

Ainda ha situações de fraqueza que são da categoria da ousadia contra 
D-us/revolta, onde o ser encara D-us e o despreza mostrando que pouco lhe importa ser parte de D-us,pouco lhe importa existir (pois "fora de D-us nada existe-nem a magia" 2*)pouca diferenca faz se ele e um animal que faz tudo por natureza ou um homem dotado por "livre-harbitrio".

O Talmud e tamebm no livro do Tanya cap.17 esta escrito que "os perversos em vida são considerados mortos"e"quem segue pecando varias vezes nao sente mais a culpa"pois ele perde a sensibilidade sobre o valor de sua vida e de suas escolhas porem sempre resta a opção mais ampla de refletir profundamente e fazer "teshuva"=retorno ao caminho certo que assim todos podem resgatar as energias que desperdicaram com deslizes rumo as fraquezas.
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OBS.

  1 *Não estamos falando de um "Show-man" D-us nos livre.
  2 *Talmud da babilonia.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Questoes biblicas:

Para os visitantes:acho bom fazermos uma lista dos versiculos da Torah que apresentao a unicidade,independencia,imutabilidade,eternidade,liberdade de Hashem.
Acho importante poder comparar e somar estas frases numa pagina so.
Voces podem tomar parte disso enviando comentarios com o nome do livro biblico ou do profeta e o num.do capitulo e versiculo.
(E claro que nenhum conteudo do novo testamento vale para este fim pois nao o cosideramos vindo do eterno e nao e mais confiavel que uma poesia contemporanea qualquer.Isso alem de causar muitas pessoas seguir a idolatria inclusive muitas pessoas integras que ficaram equivocadas por toda a sua vida.)

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

questoes biblicas:

Uma questao comum:No inicio criou "Elo-kim" o ceu e a terra,geralmente no Hebraico as palavras que encerram com "im"sao plurais,como entao D-us unico diz que "plural"criou?!
Resposta:primeiro pode se ver logo adiante "e disse Elokim(disse=singular)que haja luz."
a pergunta e mais por que e usado um nome que aparenta ser plural.e a resposta e:Este nome de D-us(ha varios nomes na Torah)simboliza os multiplos poderes do UNICO D-us,ele tem poder de agir nas mais DIVERSAS formas-nem por isso ele dixa ser o mesmo que esta por tras da diversidade.

Outra questao comum:"e disse Elokim"façamos o homem"(alias,aqui para oa palavra "Elokim" ja ha o "disse"em singular. agora a palavra "façamos"gera a aparencia de que ha mais algum fazendo alem do unico D-us) com quem D-us esta falando?explica o Rash"i(R.Shlomo Ben Yitschak)que fala com os anjos que sao parte do exercito dos ceus que foi criado junto com os ceus no primeiro dia e ativado como ser "vivo"no segundo dia quando D-us disse"haja firmamento".
Sera que os anjos tem algum poder a partir da oferta de D-us em fazer o homem?Diz o Rash"i que aqui D-us quis ensinar boas maneiras para suas criaturas.por isso ele mesmo mostra o exemplo que mesmo um sobernao deve consultar a opiniao de seus suditos,nao por nao ser capaz de decidir sozinho e sim por humildade.
Outra explicaçao POSSIVEL(nao lembro se a li ou que ela me surgiu-caso ela me surgiu pode ela estar errada):os anjos sao seres com compreendem o que esta acontecendo porem nao sao dotados de livre escolha sobre nada.Por isso antes de criar uma criatura pela qual eles terao inveja,deixa-se eles a sentir que fazem parte do universo beneficiado pelas boas açoes do homem e portanto diminui sua inveja.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

perguntas biblicas:

Quem le a biblia sem explicacoes  nao consegue chegar numa descricao logica da fe proposta pela mesma.Este e um fato!
Por isso e importante encontrar as respostas "chave"para toda frase que aparece contradizer outras.Isso e duplamente importante quando a contradicao reflete nao somente numa lei pratica e sim sobre a fe em D-us e na veracidade das profecias de moises e dos demais profetas aceitos por lei (inclusive a toda a informacao denominada "Tora-Oral").
Selecionar partes desta informacao e omitir outros significa que a pessoa se acha autoridade para isso.
O que e considerado um Erro per lei de Bnei NOach e Bnei Israel.

domingo, 22 de agosto de 2010

Oracoes matinais adaptadas para Bnei Noach.

Oracoes matinais traduzidas parte 01.

OBS.Os trechos adiante podem ser recitados tanto por Bnei Noach (pessoas nao judias que servem ao D-us de Israel)como pelos Israelitas(que melhor fariam ao ler estas de um Sidur pois aqui eu omiti alguns trechos que so devem ser falados pelos Israelitas).


Ao despertar demanha diz-se "Elokai Neshama":Meu De-us,a alma que sopraste em mim e pura!
tu a formaste,
tu a criaste,
tu a sopraste dentro de mim,
tu a mantem dentro de mim,
tu a tirara de mim,e soprara em mim novamente no mundo futuro.
Enquanto a alma esta em mim,agradeco a ti e assumo o seu julgo,o senhor de todas as criaturas,dono de todas almas.
Bendito es tu o' Hashem que retorna as almas aos corpos inanimados*(*pelo sono).


Ao ouvir o soar do Galo de manha diz-se:Bendito es tu o 'Hashem que deste sabedoria ao galo em reconhecer entre dia e noite.


Ao vestir-se diz:Bendito es tu o'Hashem que veste os despidos.


Ao Mexer nos olhos diz-se:Bendito es tu o' Hashem que da visao aos cegos.


Ao sentar diz-se:Bendito es tu o' Hashem que liberta os presos.


Ao ficar de pe diz-se:Bendito es tu o' Hashem que ergue os curvados.


Ao Pisar no chao diz-se:Bendito es tu o' Hashem que firmou a terra sobre asaguas.


Ao calcar diz-se:Bendito es tu o' Hashem que me da tudo o que preciso.


Ao caminhar diz-se:Bendito es tu o' Hashem que guia os passos dos homens.


Ao lavar os olhos diz-se:Bendito es tu o' Hashem que retira o sono dos olhos e o cansaso das palpebras.



Que seja sua vontade o' Hashem me guiar no estudo de sua lei (Torah)e no cumprimento de seus mandamentos(Mitzvot) e nao me deixe chegar a cometer falta ou pecado algum,nem a ser testado,nem a lograr o vexame pelo seu resultado(do teste).Que a ma inclinacao nao 
tenha poder sobre mim! Afaste me de homens maus,amigos maus,e me aproxime de boas inclinacoes e de boas acoes e force o nosso instinto a submeter-se a sua vontade.e que sejamos (todos os que te servem) queridos,amados,tratados com misericordia perante ti e perante todos os que nos enxergam e faca conosco bondade visivelmente.
Que seja sua vontade o' Hashem salvar me hoje e todos os dias de pessoas mas,amigos maus,vizinhos maus,acidentes maus,maus olhares,maslinguas,de denuncias,de testemunhas falsas,do odio das criaturas,dediscriminacoes,de morte estranha,de doencas,de maus acontecimentos,dapunicao na mao de anjos,de julgamento duro e de oponentes duros(no julgamento),e da condenacao severa no pugatorio.


A maior parte destas oracoes tem origem no tratado Talmudico de Berachot Pag.60B

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Palestra para pais de alunos do colegio israelita sobre as 7 leis.

BH
Como parte dos esforços para a conscientizaçao da populaçao sobre as 7 leis e o culto mosaico universal(ainda estou inventando nomes para o nosso ensinamento),darei uma palestra no assunto para pais de alunos do israelita.a data sera publicada em seguida.
R.Shmuel