Recebi de minha tia, Blumah Wineberg de Kansas City, a seguinte história maravilhosa que um morador do bairro de Crown Heights, Brooklyn, Sr. Avigdor Zeitlin contou.
Yossi
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
...ele então contou uma história real.
Ele falou sobre um ciclista que treinava para as Olimpíadas. Primeiro teve de passar pelos testes e somente se vencesse poderia competir nos Jogos. Obviamente ele tinha se esforçado muito, durante um longo tempo, para ser aprovado.
Na corrida eliminatória, havia uma regra. Quando você se aproximasse da linha de chegada, não poderia levantar as mãos até que sua bicicleta tocasse a linha. Ele terminou a corrida cerca de 50 metros à frente dos outros -- um feito e tanto. Somente então foi informado que tinha erguido os braços cedo demais e foi desclassificado. Na verdade, a sombra da sua roda dianteira tinha cruzado a linha de chegada, mas ele não, quando ergueu os braços. Isso foi confirmado por uma revisão em vídeo da corrida.
Este corredor sentiu realmente que havia anti-semitismo envolvido e decidiu lutar contra os resultados que o privariam de um sonho acalentado há muito tempo, representar seu país (Estados Unidos) na Olimpíadas daquele ano.
No entanto, quando ele entendeu o quanto seria difícil lutar contra o sistema, decidiu então voar até Israel, juntar-se à equipe de lá e representar este país nas Olimpíadas.
Em Israel, ele foi até o Kotel -- onde conheceu pessoas religiosas. Ali alguém lhe disse que não deveria treinar no Shabat. Por fim esta pessoa o levou até um rabino, com quem começou a estudar e a conhecer mais sobre o Judaísmo. Se ele não treinasse no Shabat, perderia a oportunidade pela qual tanto ansiava. Após pensar e refletir muito, ele finalmente chegou à conclusão de que não treinaria no Shabat. Obviamente, ele então desistiu da chance de participar da Olimpíadas... que, naquele ano, foram em MUNIQUE!
(Todos sabem o que aconteceu em Munique naquele ano - 1972 - e este jovem foi salvo! Ele tornou-se também um verdadeiro baal teshuvá - e conseguiu o ouro verdadeiro!)
E assim, Avigdor Zeitlin terminou -- é eu sei que isso é verdade -- porque aquele ciclista é meu pai!
COMO NAO ESCREVI FAZ TEMPO ACHEI CERTO LHES REPASSAR ALGO QUE RECEBI JA PRONTO.
SHMUEL